Juntos somos Ceva & Alegria. Somos raça e, acima de tudo, somos a Família Azenha

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Azenha vai jogar a Superliga 2010

O Azenha confirmou nesta sexta-feira a participação na Superliga 2010. A competção é organizada pelas equipes do Bordô Futebol Clube e La Barca FC. Ao todo, 24 equipes de Porto Alegre e Região Metropolitana participam do campeonato.

A Superliga acontece ao longo de todo ano e em campos estabelecidos pelos próprios times. Além disso, a arbitragem também é por conta das equipes, o que reduz as chances de armação de resultados. Serão 3 fases: uma classificatória, com 11 rodadas e times divididos em 2 grupos de 12 equipes, outra classificatória com 3 rodadas, com quatro grupos de quatro equipes, e uma terceira fase, desta vez eliminatória definindo quartas, semi e grande final.

As equipes participantes também integram o Conselho Arbitral. A esfera serve para definir assuntos extraordinários e não previstos no regulamento geral da competição, como casos de indisicplina e brigas.

O troféu da competição é um diferencial. A exemplo da Libertadores da América, a taça é itinerante e a cada novo campeão uma placa será acrescentada.

A previsão de início da competição é no dia 20 de março de 2010.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Azenha perde abaixo de chuva

Foi abaixo de chuva que o Azenha encerrou a participação na Uefa 2009. Contra o Mônaco, líder da chave, e com o time desfalcado, o time azul segurou o quanto pode.

O jogo praticamente começou 1x1. O Mônaco saiu na frente no primeiro minuto da partida, mas logo em seguida, o atacante Tech empatou, com direito a homenagem a filhota Gabi. Foi na segunda etapa que o Azenha perdeu o jogo, com apenas uma opção no banco, a estranha saída do atacante Peruca, que atuou 60 minutos sem problemas, mas acabou alvo da implicância do árbitro por causa da imobilização do braço, e duas expulsões, o Azenha acabou levando outros dois gols.

Foi um jogo atípico. A chuva foi o menor dos problemas! O juiz jogou depois de tomar um cevinha. Parou o jogo para urinar atrás do gol, o intervalo durou pouco mais que o tempo normal porque mais uma vez o comandante da partida precisou se recolher à casinha... sabe-se lá o que foi fazer...

O Azenha já começa a pensar no futuro e na escolha dos campeonatos que vai participar em 2010. Dois convites já foram feitos: Superliga e Clausura. Até lá, o time pretende agendar uma série de amistosos para manter o ritmo e a mobilização para as competições.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sorte ou Juízo?

O Azenha perdeu o status de invicto na Chave A da Copa Uefa. No último sábado, em jogo bastante disputado, o time azul perdeu para o Huracán por um a zero. O jogo foi equilibrado e exigiu muito dos goleiros das duas equipes.

Na primeira etapa, o Azenha chegou a marcar com Chupeta, mas o gol foi anulado. A arbitragem também salvou o Azenha ao não marcar um pênlati ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, faltou sorte, em um cruzamento do ataque do Huracán, a bola fez uma curva que venceu o goleiro. Freitas ainda tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o gol.

Apesar da derrota, o Azenha segue com chances de classificação. No próximo e decisivo jogo, o time vai contar com força máxima. Voltam Chapolin e Maurício, que cumpriram suspensão.

No balanço entre sorte e juízo, digamos que os jogadores perderam totalmente o juízo depois da partida, no churrasco do Azenha.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Palavra do Presidente

Há 3 anos era fundado o Azenha Futebol Ceva & Alegria, saiu da cabeça de 3 amigos, e hoje está na cabeça e no coração de muitos.

Gostaria de parabenizar a todos que fizeram e fazem parte dessa história, sem vocês ela não seria possível. Já são 3 anos de muitas amizades, histórias, boas risadas, jogos memoráveis, novos amigos, churrascos, feijoadas, festas, sambas, filhos etc. Também tivemos brigas, discussões, afinal ém qual família não tem?Após esses 3 anos de ininterruptos de futebol aos sábados, posso dizer que não me imagino mais sem estar na companhia de vocês jogando jogando bola.

Sábado a tarde é do AZENHA !!!! Bom, mais uma vez parabéns a todos.

Um abraço
TECH

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Justiça dentro e fora de campo


Com um diverito protesto, o time do Azenha entrou em campo neste sábado e venceu o Corinthians por 2x0. O jogo foi fácil e fora de campo o time espera garantir outras vitórias. A diretoria do clube já solicitou a organização da Copa UEFA as fichas de todos os atletas inscritos na competição. Depois da punição recebida, que fez com que o Azenha perdesse os pontos conquistados e outros 6 pontos por ter inscrito um jogador considerado irregular, outras denúncias semelhantes foram apontadas.


O Azenha não busca vingança, espera apenas moralizar o campeonato. A infração atribuída ao time segue sob suspeitas, já que no entendimento do Azenha, o regulamento era falho e sujeito a interpretações. "Era" falho pois foi alterado por UNIANIMIDADE pelos clubes que participaram da reunião da última semana. Assim, independente de quais sejam as equipes, todas as suspeitas devem ser esclarecidas.

sábado, 10 de outubro de 2009

Chocolate, gelo e churrasco

Se fosse com qualquer outra equipe, se fosse com qualquer outro grupo de jogadores, seria natural imaginar que o jogo desta sábado seria de desânimo, pouco esfoço e pouco futebol.


Sábado de sol, final de semana de feriado e duas equipes em situações opostas. O time prejudicado por um regulamento falho contra o time de quem fez o regulamento. Só que quem buscou a vitória acima de tudo foi a equipe do Azenha. E que vitória!


O time azul e dourado promoveu um verdadeiro chocolate. Extremamente adequado para o feriado do Dia das Crianças. O Azenha não deixou o Corinthians brincar. Definiu a partida ainda no primeiro tempo com gols de Chapolin e Rafael Eto'o. O time entrou mordido, mas focado na partida. Com a cabeça no lugar, os atletas esqueceram os problemas extra-campo e fizeram justiça com os próprios pés (e cabeça!).

Logo no início da jogo, o Azenha quase marcou. A cobrança de escanteio de Chupeta bateu na trave. Quase gol olímpico. Era o prenúncio de que o Azenha nem de longe estava abatido e jogaria a toalha. O primeiro gol começou em uma jogada de fundo. Chapolin recebeu a bola na entrada da área, driblou o zagueiro e chutou forte, no alto sem chance para o goleiro adversário. O 2x0 também teve a participação do goleador do Azenha. Com um jogo de corpo, Chapolin deixou o marcador no chão na linha de fundo e cruzou pra dentro da área. Sozinho, Rafael Eto'o subiu, parou no ar estilo Michael Jordan*, e com um testaço colocou a bola no fundo do gol.


O goleiro Gui foi o que menos brincou. Precisou fazer apenas uma defesa difícil em pouco mais de 90 minutos de partida. O time do Corinthians, que já foi alardeado como um dos favoritos, não mostrou a que veio no campeonato. Além de não levar perigo ao gol do Azenha, evidenciou a falta de educação dos atletas junto a torcida adversária. Foi o meia Babareco quem mostrou como é que se joga com malandragem sem perder o respeito e o espírito esportivo: não aceitou a provocação. Depois de levar um tapa no rosto, devolveu com um tapa de luvas. O camisa 17 do Corinthians deve estar até agora tentando responder com quem ele chupou gelo!


O treinador Marcelo Schmitt saiu satisfeito com o resultado. Valorizou o grupo de jogadores utilizando todas as alterações permitidas no regulamento. Os substitutos não fizeram feio e mantiveram a qualidade.

- O time teve volume de jogo, tocou a bola e entrou focado no jogo. Os destaques da partida foram os atacantes Chapolin e Eto'o, que fez um golaço - disse.

O Azenha também teve estréia. O zagueiro Nandão, vindo do Barão. O altela que já atuou pelo Grêmio, Inter e São José, foi trazido pelo meia Chupeta. Para a próxima partida, o professor antecipa uma única alteração. Ricardo entra no lugar de Gui. A política adotada nesta primiera fase da competição é importante para que os dois atletas mantenham o ritmo de jogo. O treinador enfatiza que a mudança não segue nenhum critério técnico já que considera os dois excelentes goleiros.

Ao final da partida, no tradicional churrasco** da Família Azenha, o presidente Tech falou sobre o jogo e a vitória, que foi dedicada a ele.

- Foi uma vitória não só de alívio, mas de superação. Mostrou a força do grupo. Mais que isso, reforçou a união e a garra da Família Azenha. O que vale é a amizade, a reunião dos amigos no final de semana. O título nós deixamos para os que colocam a competição acima de qualquer coisa. Somos os campeões morais da UEFA - decretou o presidente.

Ele lembrou ainda que o Azenha entrou no campeonato desacreditado e que no momento de dificuldade foi a amizade que construiu os resultados. Sobre o futuro do Azenha, Tech revela que a equipe vai buscar outras competições no ano que vem.


- Esse campeonato não é sério, não existe respeito aos times por parte da organização. A UEFA está sem credibilidade. Vamos jogar campeonatos sérios com pessoas competentes.


*definição perfeita do Rodolfo.
**com direito a costelinha de porco e assado com primor pelo Babareco.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Essa é a nossa família

Guris, lá em cima no nosso blog tem uma frase que a partir de hoje faz mais sentido que qualquer outra coisa que já tenha sido dita ou escrita....

Juntos somos Ceva&Alegria. Somos garra e, acima de tudo, somos a Família Azenha

É com esse espírito que vamos seguir jogando. Vamos entrar em campo defendendo a camiseta do Azenha e defendendo a família que se criou. Esse time existe não por causa de taça ou de campeonato. Esse time existe porque a maioria se conhece há anos. De jogar bola nos asfalto ou num campo com uma árvore no meio.

Esse time existe porque o Tech, historicamente, é o atacante que não faz gol. Porque o Chupeta é marrento. Porque o Arábia vai ser expulso. Porque o Maurício vai ser expulso. Porque o Peruca confirma e não aparece. Porque quando o Peruca aparece ele joga muito. Porque o Ninho não é de briga. Porque o Márcio é o mais bonito. Porque o Tiaguinho vai reclamar. Porque a gente não sabe quem é o Nando e quem é o Sérgio. Porque descobrimos que o Beto NÃO é meia. Porque o Rick perde o sorteio! Porque o Bruninho encara qualquer marcador sem medir a altura. Porque o Gui não se importou com a chegada de um reserva. Porque o Leandro prende a bola. Porque o Maninho sai da posição. Porque o Rodrigo desfarda, mas não perde a vaga. Porque o Thiago G. não pode ser citado! Porque o Gelson grita de fora do campo. Porque perdemos Robinson, Rodolfo, Rafinha, Roseta e Zoreba, mas continuamos com a torcida deles. Porque recebemos sem desconfiança e de braços abertos o Ricardo, o Chapolin, o André, o Góes, o Riba, o professor Marcelo, o (Jonas), o Rafael Eto'o/Bolt e o Babareco, que faz um salsichão 12 horas.

Então guris, quero que lembrem daquele jogo contra o Corinthians, na Farroupilha, abaixo de chuva, com sete na linha e com esta solitária torcedora e seu guarda sol. Lembrem que vocês jogam (e eu torço) porque gostam disso. Porque é diversão. E se agente puder se divertir e tirar o Corinthians do grupo de classificação, tá ótimo. Vamos com tudo pra cima deles. Eles tem que ter medo de nós sim.

O Maninho não precisa ir no carro... é dentro de campo, como a bola no pé, que nós vamos mostrar que o Azenha não dispensa uma boa peleia. Cabeça fria, concentração e pontaria afiada. É assim que vamos nos encontrar sábado, ao meio dia, no Campo 6.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Equipe feminina do Azenha

O Azenha está planejando o futuro. Além do futebol masculino, o clube começa a investir na equipe feminina. O clube já tem a tradicional torcida das mulheres, que diga-se de passagem, precisa de reforços.

Mas em campo, temos um projeto audacioso: um time só de meninas. Existe até liga de amadoras ali em Novo Hamburgo... Bem, mas o nosso time ainda está em plena gestação. Certamente levaremos meses para ver o resultado e anos para colocar em prática.

Até lá, como futura presidente do Azenha Futebol Gliter & Purpurina, peço que o Chupeta vá treinando a Rafa e que o Tech já pense num cronograma para A Gabi!

Parabéns presidente!
Azenha, "nosso filho" é FILHA!

domingo, 4 de outubro de 2009

Não contavam com minha astúcia!


O Azenha entrou em campo no último sábado sabendo que uma vitória seria fundamental no caminho da classificação para a segunda fase da Uefa. A vitória sobre o Gaudério, líder da Chave A, deu tranquilidade ao time. A equipe levou dois sustos no primeiro tempo: um gol anulado do adversário e um gol marcado pela equipe vermelha. O placar adverso não abateu os jogadores do azul.

Depois de tomar o gol, o Azenha partiu pra cima do adversário e quase marcou. O lateral direito Beto roubou a bola na intermediária, carregou e chutou encobrindo o goleiro do Gaudério. A bola, caprichosamente, bateu no travessão. Seria a primeria de muitas bonitas jogadas do Azenha. A segunda, teve um resultado diferente. Bola no fundo do gol. Aos 44 minutos, depois de um cruzamento preciso do lateral esquerdo Sérgio, o atacante Chapolin, com a perna ruim, marcou um golaço, na gaveta, sem chance de defesa. Foi o aviso de que o Azenha não estava morto e que a defesa do Gaudério ainda sofreria mais um pouco na segunda etapa.

No segundo tempo, com menos de 10 minutos, o Azenha virava o placar. Mais uma vez o herói do Azenha deixou a assinatura. Ainda no campo de defesa, Riba cobrou uma falta. A bola alongada caiu nos pés de Chapolin que só precisou dar o tapa. Goleiro adiantado, bola por cima e mais um belo gol. O terceiro gol começou com um lançamento de Bruno. A bola chegou no estreante Rafael Eto'o que engatou a primeira, estilo Usain Bolt, e deixou o marcador na saudade. Invadiu a área, enganou o golerio adversário e deu uma bola açucarada para o goleador do Azenha. Três vezes Chapolin.

O Gaudério ainda descontou, mas a defesa do Azenha segurou a pressão do final do jogo. O zagueiro Tiaguinho foi escolhido pelo treinador como o melhor em campo.

- É uma honra. Dificilmente um zagueiro é escolhido o melhor. Normalmente é um meia ou um atacante. E nesse jogo, o Chapolim fez 3 gols - disse o surpreso atleta.

O treinador Marcelo Schmitt elogiou os atletas pelo desempenho. Lembrou que o Azenha entrou em campo desfalcado e conseguiu mostrar que está "encaixado". Alguns jogadores mereceram citação do professor. Rafael Eto'o, que fez excelente estréia. O goleiro Ricardo, com boa atuação e provando que o Azenha tem dois bons arqueiros. E Maurício, que jogou ora como meia, ora como volante e, mesmo com um cartão amarelo, segurou até o final sem pecar na marcação.

A confiança da equipe foi tanta que permitiu até jogadas de efeito. O La Boba do Sergião arrancou aplausos do banco de reservas.

E se o time mostrou evolução em campo, fora das quatro linhas também rolou um up grade: saímos do salchipão para a costela. Assada com esmero por Bruno e Ninho. Estamos no caminho da taça e da picanha.

sábado, 3 de outubro de 2009

O show tem que continuar

No primeiro semestre deste ano, na Copa Farroupilha, na quarta rodada, o Azenha amargava uma pontuação negativa na tabela. Era chance perdida atrás de chance perdida, um time desafinado. A bola queimava. Duetos que não funcionavam e solos sem emoção. E a bola que não chegava...

Para muitos, o show, o futebol tinha perdido a razão. A cada jogo, um time de uma só nota, um time do quase. Mas o Azenha começa a achar o tom e fazer com que fique bom. O jogo deste sábado era determinante, era o tudo ou nada e, mesmo com desfalques, o Azenha mostrou que tem gás para buscar o resultado. E os que pensaram que tinha terminado, os que tinham duvidado, agora vão se admimirar.

É o Azenha outra vez no ar, nas cabeças, na disputa, na briga. E eu só digo uma coisa, rapazes: o show tem que continuar!

Essa é para o goleador...




Parabéns, gurizada!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pão e água!

A dica veio do nosso camisa 10: vamos reforçar a alimentação para não deixar cair o rendimento na partida deste sábado.

A equipe não pode perder o jogo para o cansaço, portanto, vamos maneirar na balada desta sexta e caprichar no café da manhã de sábado. Jejum, nem pensar. É importante comer alguma coisa até 2 horas antes da bola rolar. Quem não tiver um pãozinho, vai de bolacha água e sal mesmo. E sem cara feia!

Na última partida caprichamos na água e isso precisa se repetir neste final de semana. A previsão do tempo indica temperaturas próximas dos 25º. Dentro de campo, a temperatura aumenta ainda mais e o jogo é ao meio dia, vai exigir bastante do condicionamento de cada um. E não esqueçam da hidratação ao longo da partida. A perda de líquidos aumenta o esforço do coração e não queremos nenhum piripaque em campo! A recomendação dos nutricionistas é água de 15 em 15 minutos, portanto, acionem o banco de reservas durante o jogo.



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tudo ou Nada!

Vocês lembram daquele filme "Ou Tudo ou Nada" (The Full Monty)? Os caras desempregados faziam streep pra ganhar uma graninha? Não! Eu não quero que vocês tirem a roupa, apenas prestem atenção na expressão.

A próxima rodada É TUDO OU NADA PRO AZENHA. Já deram uma olhadinha na tabela? Pois o Gaudério disparou, o Mônaco tem um ponto a mais que nós e, tirando o Aliança, todos os times que estão atrás podem nos passar. Tá certo que Barcelona e Pampa jogam e apenas um, em caso de vitória, pode encostar. Mas se estivermos falando em G4, temos que abrir o olho.

Sábado passado brincamos sobre a "gordura a queimar", pois eu acho que ela terminou mesmo. E num momento bem complicado em que perdemos qualidade para o Departamento Médico. Não podemos ter mais uma rodada "de quase". Sábado é tudo ou nada. O time tem que entrar em campo como se valesse classificação, como se fosse final, como se fosse o último jogo da vida de cada um. Não se matem e nem matem ninguém. Lembrem das palavras do professor: não adianta ter melhor técnica se a cabeça não estiver boa. O fator psicológico precisa jogar a nosso favor neste final de semana.

Joguem bola. Não desperdicem. E levem torcida, afinal uma pressãozinha na beira do campo nunca fez mal...